Apenas os eventos, rifas e as demais ações postadas neste blog serão usados em prol do tratamento do Arthur.

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR
I Samuel 7.12

domingo, 2 de agosto de 2009

Bahia faz transplante de células-tronco para tratar anemia falciforme


Bahia faz transplante de células-tronco para tratar anemia falciforme



A Bahia é o estado com maior número de pacientes com anemia falciforme, mas é também o único estado onde é feito o transplante de células-tronco para tratar uma das consequências da doença, as dores nas articulações.
Tranquila, a aposentada Francimeire de Assis dispensou a maca e é levada para a sala de cirurgia por causa de uma lesão no lado esquerdo do fêmur, causada pela falta de circulação nos ossos – lesão desenvolvida por quase 10% dos portadores de anemia falciforme.
‘Eu não aguentava subir uma escada e nem fazer uma longa caminhada. Sentia muitas dores’, conta. A recomendação médica é o transplante de células-tronco. ‘O transplante é indicado no momento em que a cabeça femural está necrosando na fase inicial’, explica o médico Gildásio Daltro.
A operação é feita por dois médicos. Primeiro, o hematologista aspira células da medula da paciente. O material é colocado em uma máquina para isolar as células-tronco das outras que compõem o sangue.
É por um pequeno corte de dois centímetros que o pesquisador coloca uma sonda até o local da lesão. Em seguida, injeta na parte do osso lesionada 40ml de células-tronco.
No Brasil, o transplante de células-tronco nos portadores de anemia falciforme só é realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia.
Até agora, os pacientes transplantados conseguiram recuperar mais de 80% dos movimentos. ‘A partir de 45 dias começa a restauração e a regeneração desse tecido ósseo. Em torno de seis meses tem os movimentos recuperados’, prevê o especialista.
Vinte cirurgias como esta já foram feitas. Outras 30 estão programadas até dezembro deste ano.


Fonte: http://ibahia.globo.com/batv/materias_texto.asp?modulo=2912&codigo=210878batv/materias_texto.asp?modulo=2912&codigo=210878

0 comentários:

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Bem vindos!!



Criamos este blog para ajudar na Campanha pela recuperação
do Arthur com o transplante de células -tronco que será feito
na China.
Saiba todas as formas de se envolver na campanha
em busca de uma qualidade de vida para o Arthur.
Junte-se á nós,abrace essa causa
ENVOLVA-SE

Ajude doando e divulgando essa campanha.

Adriana e Edvaldo
(pais do Arthur)

Arthurzinho!

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Rotary promove jantar em Prol da Campanha

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Seguidores






Tecnologia do Blogger.