Apenas os eventos, rifas e as demais ações postadas neste blog serão usados em prol do tratamento do Arthur.

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR
I Samuel 7.12

quarta-feira, 8 de junho de 2011


Procedimento que “reprograma” células adultas é mais uma esperança para cura de doenças.
Para “driblar” o impasse ético e religioso que envolve as pesquisas com células-tronco, os pesquisadores apostam em células-tronco adultas reprogramadas em laboratório como alternativa viável para pesquisas e evolução do conhecimento científico. Ao modificar, em laboratório, as características de células-tronco adultas para que possam ser mais versáteis – que então recebem o nome de pluripotentes induzidas (IPS cells, na abreviação em inglês) –, os cientistas passam a contar com células-tronco “artificiais” – livres, portanto, das polêmicas que envolvem essas pesquisas.
“As células-tronco pluripotentes induzidas ainda estão sendo estudadas e ainda devem evoluir tecnologicamente, mas mesmo assim já representam um grande avanço nas pesquisas com biotecnologia no mundo”, observa o professor Carlos Menck, presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). “Isso certamente deve acelerar descobertas importantes para o tratamento e prevenção de doenças e para aumentar ainda mais nossa compreensão sobre tudo o que envolve o corpo humano”.
As células-tronco têm a capacidade de se renovar continuamente após a divisão celular e são vistas pela comunidade científica como um novo caminho para a descoberta de novos tratamentos para inúmeras doenças. Segundo o professor Menck, entre as células-tronco mais conhecidas, as embrionárias são as mais versáteis. “Elas são capazes de se transformar em diversos tecidos do corpo humano, mas só podem ser adquiridas nos cinco primeiros dias após a fecundação e após este período os embriões são descartados, por isso algumas religiões são contra as pesquisas para obtenção de células-tronco embrionárias”.
As células-tronco adultas estão presentes em diversos órgãos do corpo e são capazes de se transformar em células do tecido em que são feitas. Sua função é repor as células que morrem diariamente. São células que podem ser encontrados no cordão umbilical, tecido adiposo, polpa dentária, sangue menstrual, líquido amniótico, couro cabeludo, cérebro, retina, pele, medula óssea e músculos. Contudo, possuem a limitação de se diferenciar em poucas linhagens celulares além dos tecidos onde estão presentes.
Para Menck, o estudo das células-tronco induzidas e as suas possibilidades de uso enchem de esperança médicos, cientistas e portadores de doenças até hoje incuráveis. “Elas poderão ser utilizadas para substituir tecidos doentes ou lesionados, ou no lugar de células que o organismo deixou de produzir”.
Pesquisa de células-tronco no Brasil-No Brasil são permitidas pesquisas com células-tronco embrionárias, mas é necessário seguir as diretrizes da Lei de Biossegurança. De acordo com Menck, para obter as células-tronco embrionárias são utilizados embriões congelados em clínicas de fertilização in vitro há mais de três anos, ou que não podem ser implantados no útero, e que tenham o consentimento dos casais que os geraram.
Portal Saiba Mais Sobre Biotecnologia é fonte de pesquisa gratuita para estudantes e professores- A SBG lançou em maio o portal “Saiba Mais Sobre Biotecnologia”, com conteúdo online gratuito para estudantes, professores e quem mais tiver interesse e curiosidade em entender melhor o que é e quais são as aplicações possíveis para a manipulação genética. O portal já nasce como uma importante ferramenta de apoio a estudantes e professores de Ensino Médio, cursinhos, universidades e é dividido em cinco áreas: biotecnologia, vegetais transgênicos, animais transgênicos, terapia gênica e células-tronco.[http://sbg.nucleoead.net].
SBG-A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) reúne, desde 1955, geneticistas brasileiros e todas as pessoas interessadas em assuntos relacionados à genética. É filiada à Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência e tem atualmente 1287 associados, entre professores, pesquisadores e profissionais ligados à centros de pesquisa, universidades, fundações e empresas. A entidade publica livros e edita duas revistas, assinadas pela elite da genética brasileira: Genetics and Molecular Biology, publicação científica internacional, e a Genética na Escola, voltada para professores de Ensino Médio e Superior. [www.sbg.org.br].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=161022

0 comentários:

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Bem vindos!!



Criamos este blog para ajudar na Campanha pela recuperação
do Arthur com o transplante de células -tronco que será feito
na China.
Saiba todas as formas de se envolver na campanha
em busca de uma qualidade de vida para o Arthur.
Junte-se á nós,abrace essa causa
ENVOLVA-SE

Ajude doando e divulgando essa campanha.

Adriana e Edvaldo
(pais do Arthur)

Arthurzinho!

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Rotary promove jantar em Prol da Campanha

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Seguidores






Tecnologia do Blogger.