Apenas os eventos, rifas e as demais ações postadas neste blog serão usados em prol do tratamento do Arthur.

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR
I Samuel 7.12

quarta-feira, 6 de julho de 2011
A ortopedia é uma das áreas da medicina que tem apresentado grandes avanços em estudos de terapias com células-tronco. A visibilidade dada aos resultados preliminares de algumas dessas pesquisas tem feito com que se dissemine a ideia de que as células-tronco poderão ser a “cura para todos os males” para a reabilitação de ligamentos, tendões, músculos e cartilagens. O uso de células-tronco de diversas origens, como as de sangue de cordão umbilical, de gordura e do endométrio, tem se mostrado realmente uma alternativa terapêutica promissora. Mas nenhuma das pesquisas em andamento cumpriu ainda todas as etapas necessárias para garantir a eficácia e a segurança desse tipo de terapia em seres humanos. No Brasil, as pesquisas também não estão em estágios conclusivos.
Por enquanto, os resultados de alguns desses estudos apontam que há benefícios na utilização de células-tronco em ortopedia. Considerado referência mundial na área, o Centro de Pesquisas de Células-Tronco da Universidade de Pittsburgh (EUA) realizou estudos em animais utilizando células-tronco em lesões musculares. Houve maior rapidez na cicatrização, mas a terapia não impediu a formação de fibrose, que é o excesso de tecido acumulado na região de uma cicatriz, como uma reação natural do organismo ao trauma. Com isso, o custo-benefício pode não ser vantajoso, já que o que se almeja é exatamente uma alternativa que evite o desenvolvimento da fibrose, que pode levar a novas lesões. Um outro estudo mostrou resultados melhores na recuperação das cartilagens de cabras que receberam infiltrações de ácido hialurônico e células-tronco para o tratamento da osteoartrose, uma doença relacionada ao desgaste da cartilagem das articulações. Os poucos estudos realizados com seres humanos foram conduzidos com pequenos grupos e, portanto, não são conclusivos. Apesar disso, apontam que o emprego de células-tronco para tratar os casos de osteoartrose pode resultar em uma melhora da cartilagem, com sua possível regeneração.
Estudos apontam que o emprego de células-tronco para tratar casos de osteoartrose pode resultar em uma melhora da cartilagem, com sua possível regeneração.
É preciso, porém, estabelecer a diferença entre a busca de alternativas de tratamento utilizando células-tronco – que são o objeto das pesquisas em andamento – e os procedimentos como o transplante de células-tronco autólogas (da própria pessoa) visando à recuperação de lesões ortopédicas. Esses procedimentos já vêm sendo realizados há alguns anos, principalmente no Japão, para tratar lesões de cartilagens não osteoartríticas. Neles, células-tronco da medula óssea do próprio indivíduo são transplantadas para a região com lesão, com bons índices de sucesso na recuperação de defeitos da cartilagem. Como são células autólogas, a rejeição é praticamente inexistente e os riscos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico.
Os indícios de que as células-tronco poderão desempenhar um importante papel na terapia de problemas ortopédicos são bastante promissores, mais ainda quando combinadas com outras substâncias ou como um dos pilares de terapias com genes. Contudo, ainda estão distantes da comprovação científica de sua eficácia e segurança.

Fonte: Página  Einstein                       

0 comentários:

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Bem vindos!!



Criamos este blog para ajudar na Campanha pela recuperação
do Arthur com o transplante de células -tronco que será feito
na China.
Saiba todas as formas de se envolver na campanha
em busca de uma qualidade de vida para o Arthur.
Junte-se á nós,abrace essa causa
ENVOLVA-SE

Ajude doando e divulgando essa campanha.

Adriana e Edvaldo
(pais do Arthur)

Arthurzinho!

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Rotary promove jantar em Prol da Campanha

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Seguidores






Tecnologia do Blogger.